Como posso ajudar o meu filho no seu regresso às aulas?

REGRESSO ÀS AULAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA

Os últimos meses foram um tempo de muitas mudanças: na nossa vida pessoal, na economia, no trabalho, na residência, na estrutura e funcionamento familiar. O mês de Setembro chegou e vamos enfrentar o início de um ano lectivo num ambiente de muitas dúvidas e incertezas.

Este ano o regresso às aulas vai ser diferente e temos de estar preparados para o impacto que estas mudanças vão ter nos nossos filhos, a curto e a longo prazo. Os nossos jovens estão a regressar de muitos meses de ensino à distância e de distanciamento social e os efeitos desta instabilidade poderão manifestar-se no seu equilíbrio emocional e no seu comportamento. Cabe a nós desenvolver metodologias adequadas para apoiá-los nesta fase.

Como é que a pandemia pode afectar o seu filho no seu regresso às aulas?

– Os nossos filhos poderão sentir um aumento dos níveis de ansiedade ao conviver de forma diária com o receio de serem infectados e de infetar os outros, colegas ou familiares;

– Poderão também sentir uma diminuição da resposta eficaz ao stress: o distanciamento social prolongado e isolamento poderão ter diminuído a capacidade de as crianças e jovens gerirem de forma positiva as suas emoções, com o risco de desenvolvimento de reacções emocionais excessivas;

– Poderá existir uma diminuição da capacidade de analisar de forma realista a situação, com oscilação entre uma atitude demasiado optimista, pensando que “nada vai acontecer” e uma atitude demasiado pessimista marcada por um humor depressivo.

Esta situação que vivemos, para a qual nenhum de nós estava preparado, poderá colocar o bem-estar e a saúde das nossas crianças e jovens em risco.

Como é que a Psicologia o poderá ajudar, a si e ao seu filho?

É fundamental investir na prevenção da saúde mental e no equilíbrio emocional dos seus filhos. Não devemos hesitar em pedir ajuda psicológica a profissionais qualificados e competentes, que poderão efectivamente ajudar-nos a enfrentar estes tempos desafiadores da melhor forma. A intervenção dos psicólogos é imprescindível na circunstância excepcional em que vivemos.

Como posso motivar o meu filho no seu regresso às aulas?

Através de estratégias simples e direccionadas poderá motivar o seu filho a regressar às aulas de forma confiante e segura, ajudando-o a gerir as suas emoções da melhor forma. Visto que todos somos diferentes, o acompanhamento personalizado é sempre a melhor solução.

A Dra. Danielle Capella poderá acompanhá-lo neste processo, encontrando sempre os  métodos e ferramentas mais adequados ao seu caso pessoal, para que o regresso às aulas do seu filho seja feito da forma mais harmoniosa possível e que o próximo ano lectivo seja um êxito.

Pode contactar desde já a Dra. Danielle Capella e marcar uma primeira consulta, através dos seguintes contactos:

– Por telefone, para o 924290645.

– Pode também aceder ao site www.daniellecapella.com e fazer um agendamento online.

Partilhar artigo